quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sistema Circulatório


Funções
Levar até as células gás oxigênio, nutrientes, água e sais minerais, e das mesmas retirar gás carbônico e excretas nitrogenadas. Transportar anticorpos, células de defesa e outras proteínas importantes para os processos biológicos, como, por exemplo, os hormônios. Também tem função na manutenção da temperatura corporal e, na ereção do órgão sexual masculino.

Pequena circulação ou Circulação pulmonar
O sangue venoso sai do átrio direito passa pela válvula tricúspide e chega ao ventrículo direito, ao sair do coração passa pela artéria pulmonar indo em direção aos pulmões. Nos pulmões serão realizadas as trocas gasosas e a consequente transformação de sangue venoso em sangue arterial, que retornará ao coração pelas veias pulmonares entrando pelo átrio esquerdo, passando para o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.

Grande circulação
O sangue arterial (rico em gás oxigênio) sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, sendo distribuído para todo o corpo e retornando já sangue venoso (rico em gás carbônico) ao átrio direito tanto pela veia cava inferior como pela veia cava superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário